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O Que É SEO e Como Aplicar No Blog: 10 Dicas Rápidas Para Você Aplicar Hoje Mesmo


SEO - ou otimização para mecanismos de buscas - parece assustador.

Para mim era assustador mesmo!

É verdade que para que um blog fique muito bem ranqueado no Google e em outros buscadores é preciso um trabalho constante de otimização do site e dos posts que exige analisar muito bem o que funciona e o que não funciona para o seu público.

Mas existem alguns pequenos passos que você pode aplicar hoje mesmo e que são básicos, fundamentais.

No post de hoje eu compartilho 10 dicas que você pode aplicar hoje no seu blog para ajudar a aumentar a sua posição nos rankings de pesquisa.


Lembrando: você precisa se dedicar a esse assunto tão importante se quer trabalhar com o seu blog, mas essas dicas vão te dar aquele empurrão para começar a avançar no seu blog.


banner de post de blog com informações sobre o que é SEO e como Aplicar no Blog


O que é SEO?


SEO significa Otimização Para Mecanismos de Busca.

São técnicas que fazem com que as páginas e posts dos blogs apareçam mais nos sites de buscas como o Google.

Consequentemente, conseguimos mais tráfego para o blog, já que geralmente as pessoas costumam clicar nos primeiros resultados da primeira página do Google.

O SEO é composto de duas principais partes:

SEO on page

SEO off page

O SEO on page se refere ao conteúdo diretamente no seu site, aquele em que você tem controle incluindo os textos das postagens, os títulos, a formatação, o texto alternativo das imagens e a velocidade do site.

O SEO off page se refere às atividades fora do site que podem aumentar a classificação do site, como conseguir links para o seu site. Esses links vindos de outros sites indicam para o Google que seu site possui conteúdo de qualidade porque outras pessoas estão até compartilhando e integrando eles aos seus sites.

ilustração com personagem segurando um notebook com a tela com informações de SEO


10 Dicas Rápidas de SEO Para Você Aplicar Hoje no seu Blog


1) Vincule o Google Analytics


Vincular o Google Analytics ao seu site é a primeira coisa que você deve fazer quando configura o site.

O Google Analytics vai pegar, por meio de um código instalado no seu site, as informações sobre o público que visita o seu site.

Com essas informações você vai entender o tráfego do blog e fazer uma análise mais aprofundada do conteúdo e da sua classificação na pesquisa do Google.

O melhor de tudo é que o Google Analytics é gratuito.

E mesmo assim, ele fornece informações essenciais para você descobrir como melhorar o seu site como:


  • Se o público é majoritariamente feminino ou masculino;
  • Qual a faixa etária
  • Quais os principais interesses do público
  • Quais as páginas mais acessadas
  • Quais os conteúdos mais acessados
  • Quanto tempo as pessoas ficam no seu blog
  • E muito mais.

Tela mostrando um painel do Google Analytics
Imagem de Lalmch por Pixabay


2) Palavras-chave


Se você já está estudando blogs há algum tempo ou mesmo sendo novo nesse universo é possível que você já tenha ouvido falar no termo palavra-chave.

Essa é uma parte importante do SEO, porque para sites e blogs o Google possui robôs que pesquisam na internet e categorizam o conteúdo de sites e posts usando palavras-chave.

Por isso, é importante entender essa categorização e aplicá-las nas postagens do seu blog para ajudar o Google a encontrar os seus posts e direcionar o tráfego para o seu site.

Quando se fala de otimizar uma palavra-chave significa realmente escolher um palavra específica para classificar.
Bloquinhos de madeira formando a palavra "keyword"
Imagem de Wokandapix por Pixabay

Essa palavra (ou palavras) devem estar relacionadas ao nicho que você trabalha.

Escolher uma boa palavra-chave envolve encontrar palavras que tenham um alto volume de pesquisas (para que muitas pessoas pesquisem essa palavra) e tenham uma dificuldade de pesquisa baixa (quer dizer, significa que não tem muita concorrência, muitos sites falando sobre essa mesma palavra para que você se classifique melhor).

Você pode usar o Google Keyword Planner ou o Ubersuggest para ter uma noção do número de pessoas que estão pesquisando por determinada palavra-chave e também para conhecer a dificuldade de pesquisa.

Uma dica importante é usar palavras-chave bem específicas e não genéricas.

Por exemplo:

Em vez de escolher "vestidos de festa" como palavra-chave, pense em algo como "vestidos vermelhos para festa à noite".

Isso mesmo, a palavra-chave pode ser composta de mais de uma palavra, como uma frase, uma expressão usada no momento da pesquisa.


3) Verifique a velocidade do seu site


Uma das partes mais importantes do seu site é a velocidade.

É assim que o site carrega com rapidez para os visitantes.

Existem várias ferramentas gratuitas que você pode usar para verificar o quão rápido o seu site está.

Tente o Google Page Insights e veja com que velocidade ele está carregando.

4) Otimize a velocidade do seu site


A velocidade do blog geralmente é influenciada pelas imagens, plugins e recursos como o plugin do Instagram e do Pinterest, por exemplo.

Uma forma rápida de você acelerar o seu blog:

1 - Remover ou desativar plugins

2 - Reduzir/redimensionar o tamanho das imagens

Infelizmente eu não entendo muito sobre essa questão re redução de imagens, por isso, recomendo que assim como eu você continue estudando esse tópico.

Eu fiz um teste de carregamento das imagens aqui do Freebies e elas estão carregando bem rapidamente, por isso eu só continuo postando as imagens no mesmo tamanho.

Pelo que estudei, é preferível que as imagens tenham entre 200 e 300 kb e sejam no formato jpeg (evite png).


Ilustração mostrando várias guias de um navegador da internet
Imagem de 200 Degrees por Pixabay


5) Revise a estrutura do seu site


O Google prefere sites que sejam claros, que tenha de forma bem direcionada quais são as páginas do blog, os tópicos que você aborda.

Veja se as categorias do seu blog estão claras, coloque-as no menu do blog de forma clara, bem como a página "Sobre", "Contato", "Termos de uso e políticas de privacidade" etc.

Assim o visitante e os robôs do Google conseguem se encontrar dentro do seu site de forma rápida.

Use uma boa combinação de cores, quer dizer, procure usar cores de fontes que se destaquem, procure deixar o site limpo, sem muitos espaços em branco e também não deixe todos os campos amontoados.

Cuidado especial com banner de anúncios. Eles podem poluir e muito o seu site se eles forem usados sem critério.
Ilustração mostrando vários formatos de layouts de um blog ou site
Imagem de Coffee Bean por Pixabay


6) Organize as categorias e as tags


Arrumar as categorias do blog também é importante.

Assim como organizar os temas do seu site, você também consegue adicionar tags e sub-categorias aos seus posts.

Verifique se as postagens estão devidamente marcadas com as tags corretas.

Não marque um post sobre "monetização" com a tag "cuidados pessoais", por exemplo.

7) Corrija links quebrados

Por que você precisa consertar links quebrados? Isso é outra coisa que o Google analisa quando rastreia seu site, se você tiver toneladas de links quebrados, pode sinalizar para o Google que você não está atualizando regularmente seu site e que ele não é bem mantido; portanto, eles priorizam o conteúdo de outra pessoa.

Os links quebrados são aquelas páginas que quando você acessa aparece uma mensagem de que a página não existe ou alguma outra espécie de erro.

Há várias formas de descobrir se você tem links quebrados no seu site ou blog.

No Wordpress eu sei que existe o Broken Link Checker, um plugin que verifica automaticamente todos os seus links.

Também há o Google Search Console que é "um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a monitorar, manter e resolver problemas da presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google". 

Nele você consegue receber alertas quando o Google encontrar indexação, spam ou outros problemas no seu site.


Ilustração mostrando interligações entre números
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay


8) Adicione texto alternativo às suas imagens


O texto alternativo é uma parte importante da sua estratégia de SEO. 

Ao fazer upload de uma imagem, você pode adicionar o texto "alt", que é um texto alternativo . 

Isso é usado por pessoas com deficiência que dependem dos leitores de tela para ler o conteúdo do site em voz alta para eles.

Essa função permite também que os mecanismos de busca rastreiem e classifiquem o seu site.

O texto alternativo não é só colocar a palavra-chave ou descrever como se você fosse um robô o que há naquela foto.

As diretrizes para um bom texto alternativo dizem que ele deve:


  • Descrever a imagem sendo específico
  • Manter seu texto com no máximo 125 caracteres
  • Não começar o texto alternativo com "foto de" ou "imagem de" (já comece descrevendo a cena ou imagem)
  • Usar suas palavras-chave, mas moderadamente


9) Tenha uma estratégia de conteúdo

Um dos maiores erros que muitos novos blogueiros cometem é não pensar em uma estratégia de conteúdo adequada . Reserve um tempo e pense realmente no nicho do seu blog e nos tipos de artigos que você deseja publicar.

Se você sabe que deseja se concentrar em receitas, seja específico, procure se aprofundar com receitas veganas, ou receitas veganas baratas.

O Google não gosta muito de blogs que não tem um público-alvo bem definido.

Depois de ter um nicho identificado corretamente, crie uma estratégia de produção de conteúdo.

Escreva artigos mais longos e detalhados que serão os pilares do seu conteúdo e artigos "de suporte" mais fáceis, claros e objetivos, mas que também contribuem e muito para os seus leitores.

Por exemplo, aqui no Freebies Para Bloggers eu tenho os artigos com os freebies para vocês, que são rápidos, já direcionam vocês para fazer o download dos recursos, como as capas para destaques para o Instagram, os modelos de midia kit, os modelos de templates para o Pinterest e as fotos de respiro.

Já os artigos maiores e mais completos como 08 formas fáceis de conseguir mais seguidores no Pinterest e as 4 características que todo blogger precisa ter por exemplo, são os artigos pilares.


Ilustração com uma pessoa usando um notebook em que são mostradas as palavras "content"


10) Atualize conteúdos antigos


Em vez de criar constantemente novo conteúdo que pode ou não ter uma boa classificação, uma das melhores estratégias que você pode fazer é voltar e atualizar o conteúdo antigo . É muito mais fácil classificar o conteúdo mais antigo, atualizando-o do que tentando criar uma nova postagem.

O Google demora em média de 3 a 6 meses para que seu novo conteúdo comece a ser classificado corretamente. 

Aproveite isso e analise suas postagens antigas em busca de oportunidades para atualizá-lo!

Gostou dessas dicas?

Não deixe de colocar cada uma delas em prática e acompanhar sempre o que há de mais recente em SEO.


+ E-Book Manual do Pinterest: aprenda como atrair muitas visitas para o seu blog

    Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

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