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Trello: Como Usar Essa Ferramenta Gratuita para Planejar e Organizar Suas Tarefas do Blog


Você ainda não usa o Trello para planejar e organizar sua rotina de blogger?

Ou já tentou e, por achar complicada, não conseguiu usar a ferramenta por muito tempo?

Bem, seja qual for a resposta, chegou o momento de aprender definitivamente as vantagens de utilizar o Trello e como você vai poder organizar os seus conteúdos com ele.

Nesse post eu vou te mostrar:

  • O que é o Trello;
  • Vamos fazer um tour pela ferramenta;
  • Vou explicar por que você precisa usar o Trello no planejamento de conteúdo do seu blog
  • Vou mostrar como eu uso o Trello para o meu blog
  • Te orientar a criar o seu Calendário Editorial com o Trello

    Ou seja, não há razão para não experimentar!

    Quer fazer do Trello a solução definitiva para o planejamento do seu blog?

    Continue lendo.


    Como usar o Trelo para organizar e planejar as tarefas do seu blog


    O QUE É O TRELLO


    O Trello é uma plataforma (também disponível em app) que consegue reunir em um só lugar tudo o que você precisa para organizar suas tarefas das mais variadas formas.

    Bem resumidamente, o Trello:

    • É gratuito (você paga só se quiser a versão mais completa);
    • O cadastro é rápido;
    • É fácil de usar (e eu vou te mostrar aqui mesmo nesse post);
    • É em língua portuguesa;
    • Você pode baixá-lo pelo Google Play ou App Store;
    • É possível classificar tudo em cores;
    • Compartilhar e delegar as tarefas para outras pessoas no mesmo lugar;
    • Acompanhar o que está para ser feito, o que está sendo feito e o que foi concluído;
    • Arrastar e soltar os cartões com as tarefas nas listas correspondentes;
    • Adicionar imagens;
    • Checklists (que é o que melhor funciona para mim);
    • Adicionar outros aplicativos dentro do Trello (Evernote, Google Drive e outros).

    Vamos fazer um tour pela ferramenta e conhecer cada uma das suas funções.


    + E-Book Manual do Pinterest: como criar bons pins, melhores horários para postar, como gerar muito tráfego para o seu blog e muito mais!

    CONHECENDO O TRELLO PARTE POR PARTE


    Login/cadastro


    Tela de login no Trello


    Essa é a página de login

    Você pode acessar criando rapidamente um usuário e senha...

    Ou acessar com sua conta do Google.

    Quadros

    Quadros no Trello

    Essa é a página inicial da minha área. 

    Observe que é possível criar vários quadros (boards), para cada área/assunto que você queira administrar.

    Posicionando o mouse em cima de um board você vê uma estrela na parte inferior. Clicando na estrela 🌟 você consegue definir os seus quadros favoritos, ou seja, que aparecerão em destaque.

    Esse é o seu quadro



    Tela inicial do Trello


    Essa é a forma como o meu board está organizado (vou explicar mais a frente como eu uso o Trello para me organizar).

    Menu


    No menu à direita você consegue:

    • Adicionar uma descrição sobre o quadro;
    • Alterar a cor do fundo - que pode também ser uma imagem;
    • Filtrar os cartões à mostra;
    • Adicionar stickers;
    • Escolher "power-ups" que são alguns recursos adicionais. Mas há um limite para o plano gratuito (no meu caso escolhi o calendário);







    Logo abaixo do menu você consegue acompanhar as atividades que você está realizando nos quadros.

    Exemplo: 

    Ana Paula concluiu "Criar dois novos pins para o Pinterest"
    Joana (se eu tivesse compartilhado essa tarefa com ela) concluiu "Redigir novo post para o blog". Isso é muito útil para trabalhos em grupo.

    O que você pode colocar nos cartões

    Dentro de um cartão você pode adicionar:


    • Membros
    Os membros são as pessoas com quem você compartilhou o seu cartão para que elas possam editar.

    Exemplo: uma empresa ou um blog colaborativo pode determinar que algumas pessoas façam certas atividades. Essas pessoas vão editar em tempo real os quadros.

    • Etiquetas
    As etiquetas servem para você classificar as atividades.

    Exemplo: cores diferentes podem ser usadas para indicar que uma atividade está para ser feita, está em andamento ou já foi concluída.

    • Checklist

    O checklist é a melhor ferramenta para mim. Serve para você ter o controle das atividades que precisa cumprir. E você ainda consegue copiar atividades de outros cartões para facilitar o seu trabalho.

    Exemplo: uma relação de posts a publicar, de itens a comprar, pessoas a contatar.


    Checklists no Trello

    • Data entrega

    Com essa função você consegue definir um horário limite para cumprir uma tarefa.



    • Anexo

    É possível anexar imagens do computador, de outro cartão ou quadro do Trello, Google Drive, Dropbox e muitos outros lugares.




    Mais a frente eu vou contar para você a importância do Trello para  gerenciar o seu blog de forma definitiva...

    E como EU uso essa ferramenta como meu Calendário Editorial.


    Por que você precisa usar o Trello para o seu blog


    POR QUE VOCÊ PRECISA USAR O TRELLO NO PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO DO SEU BLOG


    Não importa qual o nicho do seu blog, você precisa atrair leitores para seus posts, certo?

    E, acredite, a melhor forma de conseguir leitores e mantê-los fiéis aos seus conteúdos é criar uma organização para publicar com a frequência e qualidade adequada.

    Quer um exemplo?

    Você sabe que para ter sucesso com o seu blog é preciso:

    • Conhecer o seu público-alvo;
    • Produzir conteúdo relevante para ele;
    • Divulgar constantemente o conteúdo.

    Porém, colocar na prática essas ações depende muito de ter um calendário editorial que te permita saber exatamente o quê e quando fazer.

    No próximo tópico você vai entender melhor não apenas como usar o Trello, como também verá como EU uso essa ferramenta no meu blog.

    Continue lendo.


    Como usar o Trello para organizar o seu blog



    COMO USAR O TRELLO PARA CRIAR O SEU CALENDÁRIO EDITORIAL


    Veja só como eu utilizo somente os cartões com checklists:

    O meu planejamento de conteúdo para o blog é semanal.

    Assim, eu crio cartões das redes sociais e do blog em si.




    Dentro do cartão de cada rede social eu crio um checklist com todos os dias da semana e com as atividades que eu devo cumprir a cada dia.

    Aos finais de semana eu recrio os cartões para a próxima semana.



    Para organizar as publicações, faço da seguinte forma:

    Criei um cartão chamado "Blog". Todas as ações relacionadas diretamente ao blog são colocadas nele.

    Exemplo:

    Segunda, Quarta e Sexta: estudar sobre blog com artigos do Pinterest.

    Todos os dias da semana: escrever (não que eu publique todos os dias, mas criei a meta de praticar a escrita diariamente).

    Sábado e Domingo: planejar posts da próxima semana.

    Segunda: publicar post "título x".

    Quinta: pblicar post "título xx".

    E assim por diante.

    No mesmo quadro, logo abaixo, criei um novo cartão de "Ideias de posts".

    Todo final de semana eu crio um novo cartão com a data da semana.

    Ali anoto as ideias de posts e previsão de publicação.

    Ao término da semana, se cumpri todas as previsões, arrasto para a posta de "Posts concluídos".

    Assim, tenho o controle dos posts que devo escrever e publicar, e dos que concluí.




    Essa é a forma como eu utilizo o Trello.

    Não há nenhum segredo.

    Terminei a atividade, risco do checklist e, assim, tenho o controle de todas as atividades.

    Eu já vi muitas blogueiras compartilhando suas ferramentas utilizando o calendário, por exemplo.

    Como eu sou meio cabeça dura para me manter organizada, prefiro deixar a tela de atividades clean, do jeitinho que vocês viram na imagem.

    CONCLUSÃO


    Você conheceu nesta leitura o poder que um sistema de organização como o Trello ofecere para o seu blog.

    E o melhor: gratuitamente.

    Pronta para começar?

    Se precisar esclarecer algum ponto, deixe nos comentários ou entre em contato comigo 😉

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    Comentários

    1. Olá
      Eu já usei o Trello, mas pra organizar uma página que mantinha com alguns outros membros. Eu faço o calendário editorial do blog em um caderno, usando post its. Por enquanto vem funcionando pra mim, mas não posso negar que migrar pro trello traria mais facilidade e praticidade pra mim.

      Vidas em Preto e Branco

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O Trello é perfeito mesmo para trabalhos em equipe. Eu gosto muito de ir testando formas novas de me organizar. Por enquanto, estou muito feliz com o Trello. Assim que decidir trocar, certamente contarei tudo aqui.

        Muito obrigada pela visita e pelo comentário <3

        Excluir

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